Location: Places >> South America >> Brazil >> Rio de Janeiro State >> Rio de Janeiro City >> RIO - People >> Planning events in Rio
Login for full access to Couchsurfing Groups. Not a member yet? Join our community!

summer camp - dezembro 2010
Posted September 20th, 2010 - 3:12 pm by from Brasilia, Brazil (Permalink)
sugiro q cada um suba um outro post e seja aberta outra thread após deixarmos claros os seguintes aspectos:

1- o que será considerado um comportamento passível à advertência ou expulsão?

2- como vai ser a divisão dos quartos e quais as regras?

3- poderíamos levar barraca e quais seriam as regras dentro delas?

4- alguma outra questão q não me ocorre agora...

daí divulgaríamos com as traduções atualizadas.

;)

Posted September 20th, 2010 - 3:22 pm by from Brasilia, Brazil (Permalink)
bem, deu meio dia, vou cuidar da minha vida... mais tarde passo aqui.

Posted September 20th, 2010 - 9:08 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Paulette, a questão principal não é discutir regras ou comportamento que cada um tem. Aliás, eu costumo sempre dizer que cada um usa o Cs da maneira que lhe aprouver! sendo que devemos respeitar os limites alheios. Por isso o evento como o summer Camp tem certas regras de acordo com o lugar onde será realizado. eles tem 200 camas, nós só utilizaremos metade disso justamente pra não ficar muito tumulto, então não existe nenhuma necessidade de levar barracas, redes, colchonete ou qualquer coisa parecida. e quanto às bebidas também temos que limitar porque será algo para um publico considerável e porvavelmente a quantidade de voluntarios pra ajudar nas atividades será menor que gostaríamos.

Talvez por isso tantas "discussões" e tanta gente querendo fazer valer seus direitos de opinião. como você mesma disse, está se preocupando em atividades recreativas, então vamos nos concentrar nelas, eu não sei que jogos de tabuleiro existem lá, se existem então os que você puder levar serão bem-vindos. eu sugeri uma gincana entre os dormitórios com jogos de futebol, volei, queimada, carteado, ping-pong e o que mais puder ser inventado para que todos se divirtam.

A nossa posição de organizadores do evento é tão somente pensando no bem comum, não gostariamos de nenhum incidente no evento, por isso tanto cuidado ao falar de drogas e bebidas e comportamentos menos simpaticos, nós ocuparemos um local que não nos pertence, interagiremos com pessoas que provavelmente não conhecemos ainda e temos que fazer dessa experiência um sucesso em todos os sentidos, e nem de longe quero que pareça um retiro espiritual careta, mas sim, o que é a proposta um fim de semana de lazer total com nossos amigos couch surfers como a grande familia que nos tornamos e tenho certeza que você será uma das maiores contribuintes pela animação deste evento!


Posted September 20th, 2010 - 11:46 pm by from Brasilia, Brazil (Permalink)
exatamente pra não ter problema q estou levantando as questões antes q elas aconteçam e não se saiba o q fazer com elas.

na questão dos dormitórios: seria interessante cada membro da organização ficar em um e q os grupos de maior afinidade se juntassem. assim todo mundo se divertiria sem entrar em conflito com quem pensa e age de outra forma. basta q os limites sejam estabelecidos previamente e cada um fique no seu quadrado. nada de ficar gritando na janela de quem quer dormir, por exemplo.

vai ter quem prefere acordar cedo pra aproveitar a trilha, rapel, piscina e vai ter quem prefere ficar na rodinha do violão, carteado, namorando... bom separar logo pra q num mesmo alojamento não fiquem pessoas com interesses diferentes ou a probabilidade de atrito aumenta.


Posted September 21st, 2010 - 12:22 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
sugestões de atividades (fora as já previstas como rapel, trilhas...): jogos de campo (quais, quando?, precisa de material?), jogos na piscina (certamente tem uma bola de plástico lá), jogos de tabuleiro, teatro, roda de violão, gincana, verdade ou conseqüência...

Posted September 21st, 2010 - 12:31 am by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Podemos eleger representantes para elaborar a "Lei do Summer Camp", que será obviamente votada depois. A Lei disporá sobre a convocação de um tribunal para julgar ali mesmo os CSers...que tal? Mas vai ter que rolar pena de morte, caso contrário não vai valer o trabalho todo...

Fala sério!

B-O-M S-E-N-S-O: "faculdade de julgar, de raciocinar; entendimento" segundo o Michaellis. Então, a regra é simples: consegue fazer xixi no vaso e esperar o sinal fechar para atravessar a rua, então raciocina e está apto a frequentar o evento. O resto não precisa ser dito.

Posted September 21st, 2010 - 12:42 am by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
@Paulette concordo com vc quanto a cada um dos organizadores ficar em um dormitório diferente pra organizar o lance. eu ainda não fui pessoalmente ao local do sitio, mas imagino que os alojamentos fiquem devidamente afastados da área onde rolam as atividades, e uma regra que deve ser respeitada sempre é a de que no alojamento não é lugar pra baruhlo e falatório ou qualquer outro tipo de atividade que atrapalhe o sono alheio (se quiser fazer certas coisas tem que ser no mute mode on)como é em qualquer lugar, até porque pelas fotos parece ter tanto lugar p´ra fazer zona que não será necessário avacalhar quem quer dormir e quantos aos jogos de piscina e de campo você é que é a profissional de ed fisica isso é o seu departamento!!!

@Ju até que é uma idéia válida, mas tudo aqui acaba gerando uma polêmica desmedida, mas podemos tentar!

mas acho que a definição mais correta de sempre é a velha: "não concorda com as regras do jogo então não jogue" o que o povo precisa aprender de uma vez por todas é que o couch surfing serve pra cada um de uma forma diferente, então se um organiza um evento que outro não goste, o mais simples é este que está em desacordo não participar e realizar os eventos mais de acordo com os seus gostos. tem alguns eventos aqui q eu não me interesso e nem me dou o trabalho de ler os posts seguintes. se cada um fizer isso já vai ajudar.

Posted September 21st, 2010 - 12:49 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
juliana, vou te dar o exemplo do comportamento no meeting semanal: se tem gente q joga papel na pia, quebra copo e não paga e outras coisas q nem minhas crianças na escola fazem (deveriam ser parte do senso comum né?), acho bem razoável a discussão prévia do q pode e o q não pode. só quero evitar problema na hora.

pra além do senso comum vc tem regras do local e estas devem ser explicitadas sim pois não temos como adivinhar... exemplo? no deck não pode bloquear o corredor nem pode pegar chopp dentro do restaurante bem como no passeio não vai está permitido o banho com os patos...

devemos prever as situações q podem gerar mal estar e evitá-las. se não fosse dito o lance das bebidas, COM CERTEZA muita gente iria levar o seu arsenal da mesma forma q tem gente q leva garrafinha pro meeting...

bem, só disse isso pra vc ver q nem tudo é senso comum.

:)

ainda acho q existem condutas a serem discutidas mas por hj chega, vou dormir.


Posted September 21st, 2010 - 5:42 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
@Paulette, é evidente que se precisa esclarecer bem o que é, ou não, permitido, vc está certíssima neste particular.

Acredito que os demais estão contestando é a FORMA como isso estava sendo feita. Não é razoável postar milhões de vezes sobre um mesmo tema, com várias enfoques, meramente para esclarecer um ponto simples.

As questões podem ser pontuadas em um único tópico, e caso surjam dezenas de questões diferentes a cada hora, seria de bom tom reuni-las antes de postar, ou passar a posta-las em pvt com os organizadores para, ao final, se esclarecer TODAS as questão em um simples post, sem necessidade de tanta repercussão. Concorda?

No que se refere a BOM SENSO vs SENSO COMUM, acredito que não sejam exatamente a mesma coisa, e tenho certeza que NINGUÉM acha razoável 'jogar papel na pia' ou 'quebrar copos e não pagar', apesar de existiram pessoas que tenham tal conduta por mera falta de educação.

Por falar em BOM SENSO, acho que TODOS devemos tê-lo e RESPEITAR os organizadores de qualquer evento. Críticas podem e devem ser feitas, principalmente as PRODUTIVAS, mas em outro espaço, ou até de forma privada.

Ninguém aqui é criança e todos sabemos o custo do nosso tempo. Assim, temos que agradecer, por demais, aqueles que gastam o seu tempo meramente para organizar algo pro Grupo. Seja lá o que for.

Incentivar "debates" improdutivos no meio de um post de viagem, debater princípios pessoais, preferências, no meio do post da viagem???? Como isso pode ser produtivo?

Vamos tentar nos ater as REGRAS da viagem, como vc bem colocou, para não termos surpresas desagradáveis, afinal nem todos pensam igual (graças à Deus) e, no meeting, ou no bar, papeamos sobre nossas visões de mundo e da sociedade.

Beijos e abraços a todos!

Posted September 21st, 2010 - 6:49 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Exato, Cadu! E a questão inicial já estava clara: não pode levar bebida NESSE EVENTO. Qualquer discussão além disso é polêmica desnecessária.

Eu, por exemplo, morro de vontade de ir na Praia do Perigoso, mas não quero acordar às 07:00 para fazer isso. Conclusão: ou eu organizo meu próprio evento: "Pôr do sol na Praia do Perigoso" ou simplesmente não vou. Mas não me acho no direito de ficar criticando o evento que o Rafa organizou e esculhambando o post dele porque eu não gosto de acordar cedo.

Quanto às outras questões levantadas aqui, acho que podem ser encaminhadas por MP aos organizadores. Caso seja uma dúvida geral, eles postam na thread. Para mim, por exemplo, nenhuma dessas questões é relevante - o que não significa que não possam ter relevância para mais alguém.

Posted September 21st, 2010 - 7:08 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
@Paula, sabe que tenho o mesmo problema relativo a trilha da Praia do Perigoso.. rsrsrs... Acordar cedo é dose mas, fazer o que?
Mas juro que vou conseguir ir um dia desses. Entretanto, se vc organizar este evento, saiba que terá minha companhia.

Posted September 21st, 2010 - 8:25 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
como eu queria que todos alcançassem a iluminação como vocês todos deste post! eu acho que vai acabar virando guide line numero 4 do grupo do rio: "se você não concorda com as regras do evento não vá"!

Posted September 21st, 2010 - 10:32 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
@Rogério, brilhou!!!!!!! Depois de tudo o que foi postado ultimamente, apoio a idéia de mais um guide line! :) rsrsrs......

Posted September 21st, 2010 - 11:04 pm by from Brasilia, Brazil (Permalink)
o furdunço começou pq foi aberta uma exceção. se haveria espumante reservado, pq outras pessoas não poderiam ter suas bebidas favoritas tb mesmo q se encarregassem de transportá-las (não gerando problemas logísticos?). assim q essa possibilidade foi vetada, eu insisti para q o debate cessasse. bem, até agora não ficou claro se uns beberão o que desejarem enquanto o restante deverá se resignar com q for permitido. por isso em seguida perguntei até q horas funcionaria a cozinha... será q vai ter gente preparando suco e caipirinha a qualquer hora? acredito q não. enfim, acho q isso não é o mais importante... foi um longo debate q se desviou mas vamos extrair algo positivo disso? ficou claro para todos q a comunidade do rio (no q diz respeito à eventos) não é lugar pra opinar mas pra DIVULGAÇÃO e, no máximo, tirar dúvidas sobre situações não previstas ou regras q não ficaram claras (a serem discutidas em outro local).

"não concordou com as regras, não vá. ficar 'reclamando' q não dá"... isso soa muito "ame-o ou deixe-o" como se não houvesse espaço pra negociação. acredito q, se argumentarmos respeitosamente (não apenas dizer q está ruim = 'reclamar') e se tratar de algo possível, pq não modificar uma regra arbitrada pelo grupo organizador? tudo é o momento e o local para isso. definitivamente não por mensagens privadas pois são um telefone sem fio, melhor um forum dedicado à organização de eventos.

em outras situações já levei a questão do debate presencial x debate virtual para a organização. em debates presenciais, por mais que organizemos pauta de reunião, apresentemos propostas, opinemos nas demais propostas... a retórica conta muitos pontos e, muitas vezes um bom argumento se perde por conta da apresentação... num forum de debate vc pode organizar os argumentos sem a pressão de uma reunião com hora marcada e tempo mais limitado. o bom uso das palavras num forum se impõe sobre o tom de voz numa mesa de bar ou em volta de uma mesa com todos olhando pro relógio. bastaria q os prazos fossem respeitados (ou nunca formataríamos o texto final) q todos poderiam elaborar propostas e-ou opinar sobre as propostas apresentadas...

sim cadu, se um grupo se dispõe a reservar um tempo na agenda pra pesquisar locais e se reunir presecialmente em prol do bom andamento de um evento ele MERECE arbitrar sobre as contribuições dos q não compareceram, sem dúvida. o q eu coloco é q poderíam existir níveis de participação, não apenas o "grupo organizador" e o "grupo passivo". existiriam aqueles q fariam a pesquisa e elaborariam as propostas; um grupo q discutiria essas propostas (formado pelos primeiros e todos os demais interessados em contribuir) e um grupo q apenas leria o texto final sem direito a opinar pois não participou no momento certo.

sugiro q em eventos futuros os projetos sejam apresentados nessa comunidade antes do texto final ser divulgado na página de eventos e comunidade do rio (entre outras). o grupo q se prontificasse a pesquisar locais, fornecedores, enfim, q PERDESSE TEMPO E ENERGIA correndo atrás, teria maior poder decisório para acolher ou rejeitar as contribuições dos demais dentro de um prazo q possibilitasse a divulgação.

;)

acho q agora podemos nos ater aos tópicos:

1- o que será considerado um comportamento passível à advertência ou expulsão?

2- como vai ser a divisão dos quartos e quais as regras?

3- poderíamos levar barraca (a fim de não incomodar os demais nos dormitórios)?

4- sugestões de atividades: quais, quando, material necessário, horário...

5- existe um site do local para q possamos planejar atividades?

6-...


Posted September 22nd, 2010 - 12:42 am by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Paulette, sua visão é a do mundo ideal que eu gostaria que existisse. o que acontece é que desde q eu faço parte do CS e do grupo do rio são sempre as mesmas pessoas que se prontificam a correr atrás e organizar os eventos, poucos se disponibilizam a ajudar e uma galera quer aproveitar o máximo e se comprometer o mínimo. por essa razão as polêmicas se criam. quantas vezes toda a comunidade foi convocada a se mobilizar para pesquisar novos locais para o meeting por exemplo? no máximo as pessoas diziam: "tem o bar tal aqui perto de casa que é assim assado" mas não tiveram o trabalho de ir até a esquina conversar com o dono do tal bar e negociar as condições para a realização do meeting. depois quando o johnny, o kid e o dudu conseguiram negociar com o deck convocaram a galera no meeting ainda no mercadinjho para expor a proposta e ouvir outras sugestões. quantos apareceram? pouco mais de dez pessoas, e assim segue.

quanto as questões objetivas ainda é meio cedo para a maioria delas.

1- será considerado comportamento passível a advertência ou expulsão qualquer tipo de agressão, uso de drogas ilícitas e infringir as regras do local como as citadas no post de abertura.

2- a divisão dos quartos ainda precisamos primeiro saber quantas pessoas vão isso é pra se decidir faltando quinze dias ou uma semana pro evento acontecer.

3- quanto a questão de barracas eu ainda não tenho a posição do sítio, até porque o contato direto é o dudu que está fazendo por enquanto, mas acredito que não seja necessário levar barracas ´pois existem 200 cams e nós seremos no máximo 100. e quanto a incomodar os outros ocupantes de quarto é só usar o bom senso. e também quem nunca dormiu em um albergue? quem é do cs tem que ter o espírito de alberguista.. e os que forem e não são do cs tem que levar na esportiva, é claro que ninguém vai entrar no quarto no meio da madrugada cantando música da ivete sangalo e querendo que todo mundo faça a coreografia junto.

4- muitas atividades já estão previstas no post original, qualquer outra sugestão serão abertos posts sobre isso mais pra frente..

5- o site está lá no post original tbm mas vai aqui tbm www.sitiodedodedeus.com.br

e Paulinha, faltam mais de 70 dias... ainda temos tempo pra pensar. mande suas sugestões pra mim ou pro dudu em mensagem privada aí a coisa fica redondinha!

Posted September 22nd, 2010 - 2:57 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
"depois quando o johnny, o kid e o dudu conseguiram negociar com o deck convocaram a galera no meeting ainda no mercadinho para expor a proposta e ouvir outras sugestões. quantos apareceram? pouco mais de dez pessoas [...]"

por essas e outras q insisto no forum ao invés de decidir num debate presencial: complica juntar todas as pessoas q poderiam contribuir no mesmo lugar. ok q assembléia no dia do encontro semanal é o mais prático, mas será o ideal? por mais q se marque mais cedo, vão ter os q gostariam de contribuir mas só podem chegar mais tarde e o pessoal q se enrola qdo precisa de respostas bate-pronto. lembro q propusemos a vinculação do desconto à assinatura na página de eventos, faria a comunidade bombar em dois tempos e evitaria penetras pagando preço especial.. bem, pelo menos pude expor q era possível (botando um horário limite pra fechar a lista, como as listas de desconto em festas). teve mais gente q apoiou mas não vingou mesmo assim.

mas voltando ao summer camp... barracas: precisar não precisa mas pensa comigo... o q é melhor? andar na ponta dos pés pra não acordar o resto do alojamento ou ter uma barraca onde vc é soberano? o ideal seria q um dos alojamentos fosse pros 'truly open minded' mas sei q isso é uma utopia na nossa sociedade, talvez na escandinávia rolasse... :D

vou mimir q amanhã tem fundão. :*

Post removed.
This post has been removed by an administrator.

Deleted Post
Posted September 23rd, 2010 - 12:51 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
as dúvidas q eu tinha (exceto sobre o destino da garrafa de espumante...) foram esclarecidas. se tiver mais, coloco aqui.

o restante q tenho a dizer mando por mensagem privada pq não é da conta de ninguém além do johnny.

Posted September 23rd, 2010 - 4:22 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
agora q sei de todas as regras vou ao evento mesmo q esteja em semana de prova final, afinal não deve ser pela minha simpatia q fizeram questão da minha presença...