Location: Places >> South America >> Brazil >> Rio de Janeiro State >> Rio de Janeiro City >> RIO - Sports & Culture >> Trekking in Rio
Login for full access to Couchsurfing Groups. Not a member yet? Join our community!

Cabeça d'água
Posted November 22nd, 2009 - 2:59 am by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/11/21/cabeca-agua-mata-menina-de-12-anos-em-guapimirim-914871382.asp

Cabeça d'água mata menina de 12 anos em Guapimirim
Publicada em 21/11/2009 às 19h13m
O Globo

RIO - Uma cabeça d'água matou no fim da tarde deste sábado uma menina de 12 anos, na cachoeira de Barreir, em Guapimirim. Segundo a Defesa Civil do município, a vítima foi encontrada sem vida após ser carregada pela força das águas. A tragédia aconteceu na mesma cidade, onde, em março do ano passado, cinco pessoas morreram na cachoeira do Rio Soberbo. Elas também foram arrastadas por uma cabeça d'água, fenômeno caracterizado pela elevação repentina do nível do rio devido a chuvas fortes.

- As tragédias poderiam ser evitadas com um sistema de alerta no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que é de responsabilidade da União. Em caso do risco de cabeça d'água, um aviso de emergência daria tempo para as pessoas procurarem locais seguros. Hoje, mais uma vítima desapareceu nas águas - lamentou o secretário de Governo de Guapimirim, Nelson do Posto.

De acordo com o secretário, a Defesa Civil está na cachoeira até agora, certificando-se de que não há outra vítima além da menina de 12 anos que, segundo informações, morava em Petrópolis e foi a Guapimirim com a família.

Posted November 22nd, 2009 - 10:01 am from Teresopolis, Brazil
This member has chosen to allow only Couchsurfing members to see their group posts. To see this full converstion, sign up or log in.

Posted November 22nd, 2009 - 11:55 am by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Ai ai...fiquei com MUITO medo agora!!!

Posted November 22nd, 2009 - 2:19 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Este fenômeno também acontece ao redor do Parque Nacional de Itatiaia. Na verdade ele ocorre em todo local onde temos uma região montanhosa que rapidamente desce até uma planície. Uma chuva na região montanhosa faz com que a água rapidamente escoe fazendo o nível d'água crescer na partes baixas desta região. O perigoso é que muitas vezes enquanto chove na região montanhosa, nas partes baixas temos um céu limpo. É impossível para as pessoas que aí estão imaginarem que está chovendo na região montanhosa. Pois aí é que mora o perigo!
O aumento do nível d'água e tão rápido que não dá para fugir. Sabendo disto, pode-se imaginar o erro que significa armar barraca e acampamento nestes lugares, ao lado do cursos de água, por mais bonito e bucólico que isto possa ser. Claro que entre nós, este fenômeno é raro nos meses de inverno, quando chove bem menos.