Location: Places >> South America >> Brazil >> Rio de Janeiro State >> Rio de Janeiro City >> RIO - Sports & Culture >> Trekking in Rio
Login for full access to Couchsurfing Groups. Not a member yet? Join our community!

Trekking Pedra Bonita - Corcovado - Pico da Tijuca
Posted April 21st, 2010 - 3:46 am by from Porto Alegre, Brazil (Permalink)
Pessoal!
Estou indo pro Rio de 21/04 a 27/04, ou seja, vou ficar o feriadão curtindo os trekkings da cidade.

Gostaria de fazer os trekkings ai em cima no titulo.

Gostaria de companhia! Alguém se habilita?

Os q já fizeram podem me dar algumas dicas de:

-onde começam as trilhas desses picos?

-se ninguem se habilitar, é possivel faze-los sozinho?

Brigado




Posted April 22nd, 2010 - 6:19 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
inicio das trilhas:

Pico da Tijuca - é preciso entrar pela floresta da tijuca, acesso pelo alto da boa vista. Da entrada da floresta até o começo da trilha são uns 15 a 20 minutos (a menos de 30 km/h) de carro, mas pode-se ir a pé.
Uma vez lá, aproximadamente 65 minutos até o pico. Há uma bifurcação para o Pico dos Papagaios a uns 15-20 minutos do início da trilha. Em geral há um segurança na subida da trilha controlando quem sobe-desce.

Pedra Bonita - acho que o único acesso livre (dado a destruição das estradas pela chuva) é por São Conrado. É preciso pegar a Estrada das Canoas - começando em São Conrado. Há um aviso para a entrada do Parque (lado esquerdo, assim como uma guarita) (não tão bem sinalizado).
Da entrada até o inicio da trilha (bem proximo do estacionamento) são uns 15-20 minutos a pé ou 5 de carro ( 1 carro por vez para subir e descer - por vezes confuso).
Do início da trilha até a pedra bonita são uns 40 minutos de caminhada (eu acho que uma das melhores trilhas em termo de custo-beneficio no Rio).

Corcovado - há uma trilha partindo do Parque Laje - na Rua Jardim Botânico. O parque reabriu esta semana, por causa das chuvas, mas não sei quanto à trilha.

São sei nenhuma informação sobre a situação atual das trilhas (após as chuvas).

A pedra bonita é mais uma caminhada, sem muitos desniveis ou pedras. Não há muitas áreas que fiquem molhadas no caminho se houver uns dois dias de sol após chuva. O Pico da Tijuca tem algumas pedras no caminho e cruza pequenos (muito pequenos) riachos (mas que as chuvas podem ter transformado quase em rios e destruido parte do caminho). A via pode estar bem molhada (mata bem fechada ao redor). A trilha do Corcovado é pesada. Nunca fiz, mas acho que dura em torno de 3 a 4 horas. Há diversos avisos sobre cobras, grandes desniveis com pedra e alguns riscos numa placa colocada no inicio da trilha, além de cruzar os trilhos do trem que leva os turistas ao topo(mas o trem está parado por causa de deslizamentos).

Pico da Tijuca e pedra bonita - é possivel fazer sozinho. Mas não recomendo, como em qualquer outra caminhada. Você pode acabar torcendo o pé nas pedras e ficar lá sozinho.
Atenção com descargas atmosfericas se o dia estiver muito quente. Uma pessoa morreu em Janeiro ultimo prox. a pedra bonita, 16h e sem nenhuma nuvem próxima.

Na última vez que fui à Pedra Bonita os cachorros de um senhor que mora proximo ao estacionamento foram na frente e mostravam o caminho. Eles pararam apenas quando um casal estava descendo a trilha e eles então foram mostrando a trilha para eles.

Bom passeio,

Roberto Velho.