Location: Places >> South America >> Brazil >> Rio de Janeiro State >> Rio de Janeiro City >> RIO - Places >> Recreio dos Bandeirantes Couch Surfers and Hosts
Login for full access to Couchsurfing Groups. Not a member yet? Join our community!

Prainha e Grumari terão acesso controlado a partir deste fim de semana
Posted January 10th, 2012 - 6:28 pm by from Rio de Janeiro, Brazil (Permalink)
Prainha e Grumari terão acesso controlado a partir deste fim de semana


A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá informa que, tendo em vista a preocupação ambiental e o aumento da procura pelas praias da Prainha e Grumari, a partir deste sábado (14/01) o acesso a esses locais passará a ser controlado, no horário de 8h às 15h. O objetivo é manter a orla sem irregularidades, garantindo o lazer, com responsabilidade sócio ambiental.
O subprefeito Tiago Mohamed explica que esse controle acontecerá durante todo o período de verão. Sábados e domingos, o acesso de carros à Prainha e Grumari será fechado assim que a capacidade do estacionamento (que é de aproximadamente 800 veículos) tiver sido atingida, com controle das 8h às 15h.
- As áreas de proteção ambiental (APAs) têm regras próprias de uso e visitação e contam com Plano de Manejo que estuda a capacidade de veículos e pessoas sem causar danos ambientais. O objetivo é proporcionar lazer, com segurança, preservando a restinga, a vegetação nativa, as espécies endêmicas ameaçadas de extinção e a fauna que está vulnerável – acrescenta Sônia Peixoto, coordenadora de Proteção Ambiental da Gerência de Gestão de Unidade de Conservação e Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Além do controle de carros e pessoas também será reforçada a vigilância a ambulantes, distribuição de produtos ou práticas ilegais na praia, como churrasco ou frescobol, paradas irregulares. Vale lembrar que festas, em estilo lual, com música e tochas na areia, não são permitidas e também serão alvo de fiscalização.
A operação conta com o apoio da Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb, SMAC, e da Patrulha Ambiental.