Location: Places >> South America >> Argentina >> Buenos Aires >> Brasileños en Buenos Aires
Login for full access to Couchsurfing Groups. Not a member yet? Join our community!

Ajudinha: Primeiros procedimentos
Posted December 19th, 2013 - 6:21 pm by from Timbo, Brazil (Permalink)
Oi pessoal!

Tenho planos de me mudar a Buenos Aires em janeiro mas pra falar a verdade, até agora, estava ingenuamente imaginando que seria só chegar lá e pronto. Então, pergunto pra vcs: quais são os primeiros procedimentos que devo tomar antes de ir, aqui no Brasil? Consulado, dni e tal... Ja to fazendo minha "tarefa de casa" procurando essas informaçoes em blogs e tal mas talvez vcs tenham informaçoes mais atualizadas. Muito obrigada!

Abraçooo

Posted January 7th, 2014 - 4:23 am from Fortaleza, Brazil
This member has chosen to allow only Couchsurfing members to see their group posts. To see this full converstion, sign up or log in.

Posted January 8th, 2014 - 12:11 am by from Timbo, Brazil (Permalink)
Oi Elizane!

Nossa, muito obrigada ja pela ajuda até agora com essas informações. Seguinte: estou indo pra tentar a vida la mesmo, dia 3 de fevereiro. Não estou de maneira nenhuma esperando que seja mais facil que o Brasil mas... é aquela vontade de conhecer o novo. Estudar não seria um plano para esse semestre pelo menos. Mas eu gostaria de poder começar a trabalhar o quanto antes possivel. No inicio, faço qualquer coisa mas é claro que quanto antes conseguir meus documentos, mais chance existe de ter trabalho. Já estou começando a entender q conseguir o DNI aqui nem teria como porque eu ainda nao tenho comprovante de residencia de la, certo? Mas, enfim.. se houver algo que eu possa fazer ja aqui pra encurtar o processo, eu quero fazer.

É isso! :-) Fico contente por tu teres respondido. Um abraço!

Posted January 8th, 2014 - 12:49 pm by from Buenos Aires, Argentina (Permalink)
Scarlett,
é melhor você tirar o DNI lá em Buenos Aires.
No Brasil, além de sair muito caro, vão te dar um visto provisório, que terá que ser renovado em dois anos. E é claro que você vai ter que gastar mais dinheiro pra poder obter o novo visto, permanente, e terá que fazer o mesmo processo outra vez. É trabalhoso, acredite.
Lá na Argentina você já pode dar entrada no DNI permanente, que te dá o direito de ficar legalmente no país por 15 anos.
Na época que fiz o meu, gastei uns 500 pesos. (Preço do DNI + certidão argentina de antecedentes penais.)
Hoje em dia o valor não deve ser muito diferente.

Assim que chegar lá, já adiante o seu documento, pra poder trabalhar "en blanco", como dizem os argentinos. Ou seja: pra poder ter todos os seus direitos trabalhistas respeitados.

Já se informou bem sobre a cidade? Já tem moradia?
Já te deram dicas de como não ser furtada na cidade?

Qualquer coisa é só falar por aqui ou mandar uma mensagem privada.

Boa sorte na sua nova missão!

Posted January 8th, 2014 - 12:55 pm by from Timbo, Brazil (Permalink)
Oi Osanan!
Muito obrigada pelas dicas! Vou te mandar uma mensagem privada tbm sim. Abraço!

Posted January 8th, 2014 - 10:52 pm by from Fortaleza, Brazil (Permalink)
Poxa, Scarlett, tô com o mesmo plano que você... Tá me faltando só coragem de largar tudo (e a vontade é grande demais). Eu poderia te adicionar no face ou mesmo trocar mensagens privadas por aqui contigo? Até agora, você foi a única que disse que vai a Buenos com os mesmos planos que eu e que "conversou" comigo, porque ô bando de brasileiros chatos esses que encontrei antes pra tentar conversar... hehe
E quanto ao DNI, tira quando tiver por lá mesmo. Quanto ao emprego, é só ir em bares, hotéis ou escolas de línguas que sempre estão querendo gente (ao menos foi essa a informação que tive por meio de vááários blogs e pessoas).

Posted January 9th, 2014 - 1:05 am by from Mirassol d'Oeste, Brazil (Permalink)
Oi Scarlett, vc já tem lugar para morar lá?? Cheguei em Buenos Aires em março de 2013 e fiquei por 3 meses lá. Foi muito complicado encontrar lugar, a não ser que vá alugar um quarto ou ficar em um hostel, dai é fácil e mais barato. Entretando, se pensa em morar sozinha em alguma kit net ou apartamento, prepare o bolso um quarto com banheiro em um bairro mais ou menos não sai menos de 3.5 mil pesos, pois como não temos garantia proprietária somos obrigados a alugar os temporários, que são por 6 meses. Funciona assim, vc tem que pagar um mês de aluguel adiantado, que funciona como um depósito e caso vc não quebre nada e nem rompa o contrato antes eles te pagam no final esse dinheiro. O Aluguel sobe a cada 6 meses (12,5% mais em média) ou a cada 1 ano (25% mais). Outra coisa, nem pense em levar pesos, leve real ou melhor ainda dólar (notas de 50 ou de 100 pagam melhor), trocando lá eles te pagam muito mais do que vc conseguiria aqui no Brasil. Preços de hoje (08/01), Real espécie: 4,05 pesos, dólar espécie: 10,35 pesos. Tenho contato com algumas pessoas confiáveis (que não irão te passar notas falsas) que trocam para ti esse dinheiro, posso te passar. Ou coisa, caso fique sem dinheiro lá ou não queira levar dinheiro em espécie, tem o esquema o depósito, que ainda é muito melhor do que comprar pesos no Brasil. Funciona assim, vc passa(via internet) o Real para conta da pessoa e ela te dá lá quantidade relativa em pesos. Exemplo, vc tem conta no BB e passa para uma conta do BB da pessoa do cambio (são brasileiros) e então ele te dá os pesos lá referente a quantidade de real que vc passou, neste caso pagam menos pelo real varia de 3,82 a 3,90 pesos dependendo o quanto de real vc passa. Qualquer coisa que puder ajudar me fala. Sorte.Abraços

Posted January 9th, 2014 - 7:30 pm by from Timbo, Brazil (Permalink)
Oi Fernanda! Que ótimo receber tantas dicas, muito obrigada em ter te dado ao trabalho de escrever tudo isso. Lugar pra morar e dinheiro sao assuntos q ninguem escapa. hehe To indo morar la com uma amiga, entao nós pretendemos dividir um apartamento ou somente um quarto mesmo. Estamos a par das dificuldades.. Vou te escrever uma mensagem privada ok? Muito obrigada! Bjo

Posted January 9th, 2014 - 7:10 pm by from Timbo, Brazil (Permalink)
Opaa!!! Tão bom encontrar gente no mesmo barco né? hehe Vou te adicionar sim. Obrigada pelas dicas, acho que agora meus planos estão um pouco menos nebulosos. Vou te mandar uma mensagem privada. Bjoo

Posted February 2nd, 2014 - 3:17 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
já chegou em Buenos Aires?

Posted February 2nd, 2014 - 1:41 pm by from Timbo, Brazil (Permalink)
Oi
Eu chego na quarta-feira que vem, dia 5. E vc? Já está lá? Se está, já faz quanto tempo?

Posted February 8th, 2014 - 9:23 pm by from Buenos Aires, Argentina (Permalink)
olaa pessoal! eu gostaria de conhecer e estar em contato com brasileros! eu moro aqui na argentina mas tenho toda minha familia no Rio, entao se rolar alguma coisa é so avisar, hoje eu vou fazer uma festa em casa, moro em caballito, mas nao sei se ja é muito encima da hora!

Posted February 9th, 2014 - 1:34 am by from Brasilia, Brazil (Permalink)
Add meu whats 556192647276

Posted February 13th, 2014 - 5:41 pm by from Timbo, Brazil (Permalink)
Ahhh só vi esse recado agora infelizmente.. o couchsurfing não notifica respostas para os posts. Obrigada por responder.